gato na conta de luz

Fraude na Conta de Luz? Seu medidor pode estar errado!

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A fraude na conta de luz, normalmente é causada pelo proprietário do imóvel, com o objetivo de reduzir a conta de energia de forma ilícita, pois fazer gato para reduzir conta de luz, é crime previsto pelo artigo 155 do código penal brasileiro, com pena de até 04 anos de reclusão.

Porém, quando uma irregularidade é detectada no seu medidor de energia pelo agente da operadora e essa “fraude” não foi causada por você, a concessionaria deve lhe orientar sobre o fato ocorrido e cobrar na próxima fatura o consumo usado e não faturado.

Se você não concordar que houve fraude na conta de luz, procure em primeiro lugar a operadora para resolver essa cobrança indevida, alegando que não houve fraude.

Caso não consiga resolver junto a operadora local, você deve reclamar na agência reguladora do seu estado, procurar o código de defesa do consumidor ou entrar em contato com a ouvidoria da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

A interrupção do fornecimento de energia só poderá ocorrer para os casos de falta de pagamento, se você foi avisado previamente por escrito.

A operadora jamais poderá afirmar que essa fraude foi cometida deliberadamente por você e nem tampouco arrancar e levar seu medidor de energia sem o seu consentimento.

A seguir iremos abordar este tema através de tópicos, para um melhor entendimento:

Como Identificar Fraude na Conta de Luz

gato na conta de luz
Fraude na Conta de Luz? Seu Medidor pode estar errado!

Se você recebe uma conta de energia muito alta e quer identificar se está ocorrendo uma fraude na conta de luz de forma involuntária, ou seja, que não seja um gato provocado intencionalmente, pois gato de luz é crime, a primeira coisa a se fazer é observar se a leitura realizada no medidor, foi leitura mesmo ou se foi uma média de consumo de meses anteriores.

E checar se:

  • A conta de luz recebida está no mesmo padrão do histórico de consumo dos últimos períodos, inclusive do ano anterior;
  • Se a quantidade de dias que constam na fatura está entre 27 a 33 dias; não pode ser superior a esse período;
  • Se a leitura do medidor está com acúmulos de dias, ou seja, a última leitura no medidor tem mais de 33 dias;
  • Está em um período de calor excessivo. As temperaturas muito quentes, aumentam por volta de 20% o consumo de energia, com a sobrecarga de uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e geladeiras;
  • E por último, observar se não está tendo furto de energia por algum gato da vizinhança na rede elétrica ou perda de energia por inoperância do sistema.

O que fazer com Fraude na Conta

Ao detectar que está havendo uma fraude na conta de luz e que essa fraude não está ocorrendo de forma intencional, você deve imediatamente acionar a concessionária de energia de sua localidade.

Abra um protocolo de reclamação, registre todos os acontecimentos, inclusive com fotos. Se cerque de subsídios para embasar uma futura defesa, se for o caso.

Houve um tempo em que, gato de luz era na favela! Atualmente essas fraudes ocorrem em todo tipo de estabelecimento, tanto residencial, como comercial. Em bairros tipo comunidades e em bairros da classe média.

Portanto, se perceber que está existindo fraude na conta de luz e você foi diretamente a concessionária e nada foi resolvido, procure a agência reguladora do seu estado ou código de defesa do consumidor.

como funciona o gato de luz

Multa da Fraude na Conta de Luz 

A criatividade para cometer fraude na conta de luz, por parte dos consumidores de energia elétrica, tem causado espanto no meio policial: tem gato de luz com controle remoto, ou seja, a distância, gato de luz com ímã e até gato de luz no relógio digital.

Todos com o único objetivo, que é o de roubar energia. No final todos pagam essa conta.

As penalidades previstas no Código Penal brasileiro para quem comete a fraude de energia elétrica,  são estelionato (artigo 171)  e o furto (artigo 155) com pena de reclusão.

Diante da lei, o consumidor deve cuidar do seu medidor de energia, sendo responsável por ele e  não permita que ele seja manuseado ou falsificado por terceiros.

Tem gato na Conta de Luz o que devo fazer?

Ao perceber que existe gato de energia na conta de luz na residência de terceiros, denuncie! Essa denúncia pode ser anônima e com isso você vai ajudar a evitar roubo de energia elétrica. Ligue através do número 0800. 285.0196.

Porém se perceber que o gato é na sua residência e é de forma involuntária, procure imediatamente a operadora de energia de sua cidade e registre sua reclamação.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a como proceder em casos de fraude ocorrida na sua conta de energia. Não perca Tempo! Entre agora e aproveite o conteúdo de nosso blog: Conta de luz e veja outros artigos.