Skip to content

Tarifa Branca na Conta de Luz – Saiba Mais Sobre!

A tarifa branca na conta de luz, pode ser uma opção para tornar a conta de luz mais barata. Quando o assunto é o valor da conta de luz, grande parte dos consumidores ficam apreensivos. Afinal, as tarifas cobradas pelas concessionárias de energia, podem pesar no bolso.




Mas uma opção para reduzir os custos de parte dos consumidores, desenvolvida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é a tarifa branca, que abre possibilidade de economizar na conta de luz. 

Pensando em ajudar você a entender melhor sobre esse assunto, nós desenvolvemos esse artigo. Durante essa leitura, vamos te explicar quem pode aderir e como funciona a tarifa branca na conta de luz. Acompanhe!


tarifa branca
 Saiba mais a respeito desse modelo de tarifa, acompanhando nosso artigo.



O Que é a Tarifa Branca Conta De Luz? 

A tarifa branca na conta de luz, é um sistema desenvolvido pela ANEEL que entrou em vigor em 2018, onde o valor da energia varia de acordo com o tipo de consumo.

Podendo ficar mais barato, para quem tem um consumo maior fora dos horários fora de ponta (ou seja, os horários de pico).

Tarifa Branca Conta De Luz Pode Baratear A Conta?





De fato a conta de luz pode ficar mais barata com a tarifa branca. No entanto, isso deve variar de acordo com o seu perfil de consumo. Veja alguns exemplos:

  • Quando vale a pena: Para quem fica fora de casa no período da noite, ou não utiliza eletrodomésticos, chuveiro ou ar condicionado no período de ponta (ou seja, no período de pico de consumo). A conta de luz pode sofrer uma redução de até 13%. 
  • Quando não vale a pena: Já para quem utiliza energia elétrica, com frequência nos horários intermediários e de ponta. A tarifa branca, pode tornar a conta de luz ainda mais cara.

Por isso, a ANEEL recomenda que antes de solicitar a inclusão desta tarifa, é necessário fazer uma análise detalhada do consumo.

Como Funciona a Bandeira Branca Na Conta De Luz? 

Depois de verificar o seu perfil de consumo, caso você queira solicitar a tarifa branca na conta de luz, é necessário atender, as datas estabelecidas no cronograma da ANEEL que estão disponíveis:

  • A partir de 1º de janeiro de 2018: Unidades com média anual, de consumo mensal superior a 500 kW/h e novas instalações.
  • A partir de 1º janeiro de 2019: Unidades com uma média anual de consumo mensal superior a 250 kW/h;
  • Após 1º de janeiro de 2020: A tarifa já estará disponível para todas as unidades consumidoras.

Qual a próxima etapa: 

Sua residência está dentro dos prazos determinados, no cronograma da ANEEL? O próximo passo, é entrar em contato com a distribuidora de energia da sua região, que terá um prazo de até 30 dias para realizar a adesão ao sistema.

Quais São Os Horários De Pico De Energia Elétrica?

tarifa branca

De acordo com dados divulgados no site da ANEEL, (http://www.aneel.gov.br/tarifa-branca), os horários de ponta ( ou seja de pico de consumo) costuma variar entre uma distribuidora e outra. Mas em média estão divididos da seguinte forma:

  • Horário de ponta: Entre as 19:00Hs e 21:00Hs, em dias úteis
  • Horário intermediário: Às 18Hs e às 22:00 Hs também em dias úteis
  • Horário fora de ponta: Todos os dias úteis, fora horário de ponta e intermediário. E aos fins de semana e feriados durante 24 horas.

Em nosso blog Conta de luz, você pode conhecer mais sobre as diferentes informações presentes na sua conta de luz.  Aproveite para acompanhar também o vídeo, sobre tarifa branca conta de luz do Jornal Hoje: