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Esclareça suas Principais Dúvidas sobre a Eletrobras




A Eletrobras atua no sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Criada em 1962 pelo Governo Federal a Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.A passou por diversas transformações ao longo dos anos. A companhia controla diversas empresas, levando energia elétrica para milhares de habitantes.

Um das maiores mudanças na companhia está no sistema das distribuidoras da Eletrobras, que atendem os estados de Amazonas, Alagoas, Acre, Piauí, Rondônia e Roraima.




Atualmente, estão em processo privatização da Eletrobras. Mas os canais de atendimento e os serviços prestados, por enquanto, continuam os mesmos.

Se você é cliente da Eletrobras, é fundamental se manter sempre bem informado.

E por isso, nós desenvolvemos esse artigo onde iremos abordar os seguintes tópicos:

Eletrobras


Quer saber mais sobre a sua conta e os serviços e ações da Eletrobras? Então continue acompanhando esse artigo. Vamos lá!



Conheça todos os dados da sua fatura

Em sua fatura da Eletrobras, é importante que você saiba que existem diversas informações relevantes que podem te ajudar na hora de acessar e solicitar serviços.

E que também permitem que você entenda melhor sobre o seu consumo de energia.

Todos esses dados são fundamentais, pois te ajudam a ter uma visão mais ampla dos seus gastos, e com isso poder se programar e até mesmo encontrar maneiras de poder reduzir os gastos com energia.

Vamos te explicar melhor cada um desses dados, presentes em sua fatura da Eletrobras:

Frente da fatura

Na parte da frente da fatura da sua conta de luz da Eletrobras, você tem acesso:

  1. Seu código: É número do seu cadastro na Eletrobras, também chamado de número da unidade consumidora
  2. Conta mês: Esse é o mês de faturamento da sua conta
  3. Consumo (KWh): Quantos quilowatts foram gastos no mês
  4. Dados da leitura: Dados da leitura que foram coletados no mês atual e também no mês anterior
  5. Data da leitura: Data que foi coletado a leitura do mês e a data de coleta de dados da leitura do próximo mês
  6. Histórico: Histórico de todo consumo dos últimos 10 meses
  7. Descrição da conta: Valores das tarifas a serem aplicadas e das bandeiras, entre outras informações
  8. Tarifas: Valor das tarifas impostas pela ANEEL
  9. Mensagens: Onde empresa comunica informações importantes
  10. Composição da conta: Quanto você pagou por cada serviço, como geração, transmissão, encargos e impostos
  11. Impostos e Tributos: Descrição detalhada de cada um dos impostos cobrados
  12. Indicadores de continuidade: Cada um dos itens, estão explicados no verso da sua fatura
  13. Total a pagar: Valor total da fatura
  14. Data de vencimento: Quando vence a fatura
  15. Código de barras- Para que você possa efetuar o pagamento

Verso da fatura

Já na parte de trás das suas contas da Eletrobras, você encontra:

  • Telefone e meios de contato para atendimento ao cliente
  • Telefone da ANEEL
  • Quais são os seus direitos

Além de outras informações explicadas detalhadamente como indicadores de continuidade, fornecimento de energia, bandeiras tarifárias, tarifa social e Iluminação pública.

Em sua conta também estará presente propagandas e informativos. E os bancos que aceitam o pagamento de sua conta de luz.

Vale a pena ressaltar

Algumas das informações presentes na fatura podem variar um pouco de uma região para outra.

Como, por exemplo, em uma fatura da Eletrobras Amazonas Energia pode haver dados diferentes do que uma fatura da Eletrobras Alagoas (CEAL). Por isso, é fundamental ficar atento a todos os detalhes da sua conta.

Veja como emitir a 2ª via da fatura da Eletrobras

Outra informação relevante que você deve saber como cliente, é como emitir a segunda via da sua conta da Eletrobras.

Pois caso você não receba sua conta de luz, ou mesmo, tenha se esquecido de pagar a fatura dentro da data de vencimento estabelecida.

Com a 2ª via da Eletrobras, em mãos é possível fazer o pagamento da sua conta de luz e assim evitar problemas futuros, como a cobrança de juros, multas e até mesmo evitar o corte de energia.

No site da Eletrobras

Você pode emitir a segunda via da sua conta da Eletrobras acessando a agência virtual, disponível no site da Eletrobras, em sua região.

  1. 2ª via Eletrobras Acre – (www.eletroacre.com.br)
  2. 2ª via Eletrobras Alagoas – (eletrobrasalagoas.com)
  3. 2ª via Eletrobras Amazonas – (www.eletrobrasamazonas.com)
  4. 2ª via Eletrobras Piauí – (www.cepisa.com.br)
  5. 2ª via Eletrobras Rondônia – (www.eletrobrasrondonia.com)
  6. 2ª via Eletrobras Roraima – (www.eletrobrasroraima.com)

Para saber o passo a passo de como emitir a sua fatura da Eletrobras,  acompanhe o nosso artigo sobre como consultar a 2ª via de conta da Eletrobras .

No aplicativo da Eletrobras

Se você mora nas regiões e cliente, da Eletrobras Distribuição Amazonas, Eletrobras alagoas, Eletrobras Distribuição Acre, Eletrobras Rondônia, ou Eletrobras Piauí.

O aplicativo da Eletrobras está disponível para download nas lojas de aplicativos para aparelhos com sistema Android e IOS.

E também permite que você tenha acesso a 2ª via da conta Eletrobras por meio da agência online.

Atendimento da Eletrobras

Você também pode ir diretamente a um posto de atendimento da Eletrobras (PAC) em sua região, para emitir a segunda via da conta. Ou entrar em contato por meio do telefone Eletrobras.

solicitar a ligação da sua energia elétrica

Saiba como solicitar a ligação da sua energia elétrica

Para fazer o pedido de uma ligação nova, é necessário ir pessoalmente a uma unidade de atendimento ao cliente e seguir alguns requisitos exigidos pela Eletrobras, que são:

  • O padrão de entrada já deve estar concluído
  • O titular não pode ter débitos com a companhia de energia
  • É necessário ter o endereço completo da unidade consumidora, onde será feita a ligação
  • Informar qual o tipo de ligação será feito – monofásica, bifásica ou trifásica
  • E preencher os dados relacionados ao levantamento de carga

Depois de solicitar a ligação nova, será feito uma vistoria em relação ao padrão de entrada.

E se houver uma reprovação durante a vistoria, será necessário fazer a adaptação de acordo às normas da companhia. E na sequência um novo pedido de vistoria.

Saiba quais são os documentos necessários

Além de cumprir os requisitos exigidos pela Eletrobras, você também precisará levar os documentos, no Posto de Atendimento ao Cliente em sua região como, por exemplo.

Eletrobras Manaus e Eletrobras Boa Vista, ou na região onde você more, para solicitar o pedido de uma nova ligação:

Documentos para pessoa física

Para pessoa física, é necessário levar CPF e RG, ambos os documentos originais.

No lugar deles também é possível levar outro documento oficial como identificação, como por exemplo.

Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação, o Registro Administrativo de Nascimento Indígena ou mesmo a Carteira de Identificação Profissional.

Documentos para Pessoa Jurídica

Para Pessoa Jurídica, é necessário levar os mesmos documentos de identificação de pessoa física, que mencionamos no tópico anterior.

E levar também, os documentos originais da empresa como CNPJ, contrato ou estatuto social.

Conheça os programas do governo gerenciados pela Eletrobras

Além dos serviços de geração, transmissão e distribuição que está em estágio de privatização, oferecidos pela Eletrobras, a companhia também é responsável gerenciar 3 programas do Governo Federal, relacionados ao setor elétrico.

E entre eles estão:

 Procel

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL tem como seus principais objetivos, incentivar o uso adequado e também ajudar a reduzir os gastos com energia elétrica.

Tudo isso é feito por meio de ações da Eletrobras realizadas nos mais diversos segmentos que vão desde:

edificações, iluminação pública, poder público, indústria e comércio, entre outros.

Outra ação realizada pelo programa é o Selo PROCEL, que está presente em equipamentos mais eficientes, na questão do uso de energia.

Isso permite que o consumidor da Eletrobras Manaus, ou de outra região possa entender quais produtos oferecem menor gasto de energia, na hora da compra.  

 Programa Luz para Todos

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – mais conhecido como Luz para Todos.

Foi desenvolvido em meados de 2003, pelo Ministério de Minas e Energia em conjunto com Eletrobras, com objetivo principal de levar luz a comunidades e habitantes que moram áreas rurais.

Por meio desse programa, milhões de pessoas que ainda não possuem luz elétrica em suas casas e comunidades têm a oportunidade de receber energia.

Proinfa

O Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica – Proinfa tem como foco incentivar a geração de energia, por meio de modelos alternativos.

Como as energias geradas em parques eólicos, pequenas centrais hidrelétricas e outros.

E com isso, aumentar a produção de energia sustentável e reduzir os gases do que contribuem para o efeito estufa.

Acompanhe o vídeo sobre essas ações da Eletrobras:

Entre em contato com a Eletrobras

A Eletrobras oferece diversas formas de contato, para os seus clientes o que ajuda a facilitar e muito a vida de quem precisa solicitar serviços ou esclarecer suas dúvidas.

Por meio do telefone:

Por meio do número da Eletrobras, você poderá entrar contato com a Central de Atendimento da companhia de maneira rápida e de forma gratuita.

O canal de comunicação, Call Center, é um importante meio entre a empresa e o cliente, pois através deste sistema o cliente poderá:

Informar-se sobre a falta de luz, obter segunda via da sua conta, solicitar um serviço para a empresa ou se desejar realizar uma denúncia/reclamação.

Mas, atente-se, cada região tem o seu próprio call Center.

Pela internet:

No Facebook da Eletrobras em sua região, você pode entrar em contato por meio do Messenger.

Outra forma de contato disponível, no site da Eletrobras Amazonas – que já mencionamos no tópico como emitir a 2ª via da fatura Eletrobras, aqui no artigo.

Você pode entrar em contato com a empresa, por meio do chat disponível no canto inferior da tela principal.

Indo pessoalmente:

Caso você precise entrar em contato com a Eletrobras e queira ir pessoalmente a uma agência de atendimento ao cliente, pode obter maiores informações como o endereço e o telefone da própria agência através do site da na região em que você mora.

Como você viu ao longo do artigo:

A Eletrobras é uma companhia que atua no sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica que está evoluindo e passando por grandes transformações nos últimos anos.

E como cliente da Eletrobras, é fundamental se manter sempre bem informado.

E por isso, nesse artigo nós abordamos as dúvidas mais frequentes dos consumidores sobre a Eletrobras.

E com todas essas informações agora sempre que você precisar solicitar um serviço ou solucionar suas dúvidas ficou muito mais fácil.

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