Skip to content

Transferir Conta de Luz: 5 Dúvidas Frequentes





Para se Transferir Conta de Luz de um nome para outro, é bastante simples e sem burocracia. Normalmente acontece quando você aluga um imóvel ou quando compra um imóvel usado.

Para que você realize o processo rapidamente, você deve ter em mãos, documentos pessoais com foto, contrato de aluguel ou escritura do imóvel recém comprado.

Você pode Transferir Conta de Luz para uma pessoa física ou pessoa jurídica. Portanto, a única possibilidade de não poder fazer a transferência da conta de energia, é se existe algum débito com a concessionária fornecedora de energia.




Sendo assim, você deve primeiro pagar a conta em atraso e depois solicitar a mudança de nome.

A seguir iremos detalhar em tópicos este tema e você poderá ver como é fácil Transferir Conta de Luz. O que é muito importante, é que este serviço é gratuito, ou seja, não tem nenhum custo para você.

titularidade conta luz

Como Transferir Conta de Luz para Meu Nome





Realizar a alteração de titularidade conta de luz é muito mais fácil e rápido do que você possa imaginar. Assim, existem duas situações:

  • A primeira é somente uma troca de titularidade,
  • A segunda é uma troca de titularidade com religação de energia,

Todas as duas formas são bastante simples, basta você se dirigir a um posto de uma concessionária, munido de documento pessoal com foto, contrato de aluguel ou escritura do imóvel. Assim, você não pagará nada por isso! Portanto, Este serviço é gratuito.

O prazo da realização do serviço varia de concessionaria para concessionária, sendo de vinte e quatro horas a cinco dias.

Este tempo de espera, vai depender se a solicitação da troca coincidirá com fechamento de alguma fatura ou você solicitar junto uma religação de energia. Observe e veja como alterar a titularidade da conta de luz de sua nova residência.

Como Transferir Conta de Luz para Outro Nome

Os casos mais comuns de transferir conta de luz para um outro nome que não seja o seu, ocorre em processos de contrato de aluguel.

O Locador de um imóvel pode e deve incluir expressamente no contrato de aluguel, que o inquilino deve Transferir Conta de Luz para seu nome em um determinado prazo.

Posteriormente a assinatura do contrato, o locador deve exigir uma comprovação da alteração da titularidade.

Existe um Projeto de Lei, aprovado pelo código de defesa do consumidor que concede ao locador o direito de transferir o nome da conta de luz para o novo inquilino, sem a autorização expressa.

Basta apresentar o contrato de locação do imóvel. A proposta do Projeto de Lei é que estas mudanças sejam inseridas na Lei do Inquilinato 8.245/91.

Transferir Conta Nome Sujo

Você pode Transferir Conta de Luz mesmo com o nome sujo. O fato de seu nome está incluso no SPC ou no SERASA não impede de você solicitar e transferir conta energia elétrica para seu nome.

É Fácil Fazer a Transferência da Conta de Luz Online?

Hoje em dia é possível se fazer quase tudo pela internet, inclusive Transferir Conta de Luz. Portanto, você pode acessar o site de sua concessionária. Ainda então, você ver quais serviços são oferecidos e quais as formas de comunicação e atendimento.

Entretanto, na Bahia, a concessionária é a Coelba – Companhia de Eletricidade do estado da Bahia e é possível transferir conta de luz pela internet.

Para você saber como mudar a titularidade da conta de luz Coelba, você deve acessar o site:

http://servicos.coelba.com.br/Pages/todos-os-servicos. aspx, e procurar a opção MINHA CONTA;

e clicar em TROCA DE TITULARIDADE.

Você passará a seguir para o endereço da página seguinte

http://servicos.coelba.com.br/servicos-ao- cliente/Pages/RenovaTrocaTitularidade.aspx.

Você digita o número da CONTA/CONTRATO. Então, para isso você deve ter em mãos uma conta de energia que você deseja transferir conta de luz para outro nome.

Para solicitar o serviço, você anexará documentos requeridos em um dos formatos digitais: JPG, GIF ou PDF.
como mudar titularidade conta de luz

Como Deve Ficar a Questão da Conta de Luz no Contrato de Aluguel

 A mudança de titularidade conta de energia deve ser clausula constante em qualquer contrato de aluguel.

Ela deve ser prevista para resguardar os direitos do locador para que ao final do contrato ele não tenha surpresas desagraveis, como débitos de energia junto a concessionária.

Nesta Clausula de troca de nome na conta de energia, deve ter prazo para realização e inclusive com a comprovação de que realmente fez a troca do nome.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é fácil entender sua conta de energia e transferir para outro nome, em caso de aluguel. Não perca Tempo!

Aproveite e acesse nosso blog → Conta de Luz e veja outros artigos.