Skip to content

Como Economizar Energia? Saiba Tudo!

Veja como economizar energia e dessa forma reduzir a conta de luz da sua casa.




Com os aumentos constantes da energia elétrica no país, a conta de luz acaba se tornando cada vez mais cara.

E o resultado disso, é o impacto no orçamento familiar, que precisa se tornar ainda mais enxuto para cobrir as tarifas e taxas extra da energia.

Uma estratégia eficiente para reduzir os gastos extra, é começar a adotar pequenas práticas para economizar energia elétrica em sua residência. 




E aproveitar também para estender as práticas de economia de luz também para o seu ambiente de trabalho, economizar energia na escola e em outros locais.

No artigo de hoje, vamos te mostrar algumas dicas de como economizar energia de forma simples. Acompanhe!


como economizar energia

Aproveite nossas ideias de como economizar , e com isso, comece a reduzir sua conta de luz.



Como Economizar Energia com Lâmpadas de LED?

Você sabia que uma das formas de economizar energia, é através das lâmpadas de LED?

Pois ao fazer a substituição das lâmpadas tradicionais, como os modelos incandescentes e fluorescentes, pelas lâmpadas de LED pode fazer você economizar de energia.

A economia varia bastante de acordo com os modelos, mas pode chegar de 30% até 80 % do que os modelos tradicionais.

Por isso, a dica para economizar com lâmpadas de LED é caso ainda existam modelos de lâmpadas tradicionais em sua casa, o ideal é substituí-las.

Outra dica, é sempre que sair de um cômodo da casa, onde não há ninguém apagar a luz.

Outros benefícios das lâmpadas de LED

  • As lâmpadas de LED duram mais: Outro benefício das lâmpadas de LED, é que elas duram mais. Podendo chegar até 50 mil horas de vida útil. Já as o tempo de vida útil das lâmpadas tradicionais, pode variar entre 1 mil e 7 mil horas.
  • As lâmpadas de LED ajudam o meio ambiente: Além de economizar energia, elas ajudam o meio ambiente. Pois não possuem em sua composição materiais pesados como chumbo e mercúrio, que podem ser altamente prejudiciais ao meio ambiente.

Dicas para Economizar Energia com o Chuveiro

O chuveiro, é considerado um dos principais “vilões” do gasto com energia elétrica. De acordo com especialistas, o consumo do chuveiro, pode representar de 25% até 35% da sua conta de luz.

Mas para evitar o excesso de gastos em função do uso do chuveiro, existem soluções eficientes que quando aplicadas por todos os moradores da casa, podem reduzir de forma considerável sua conta de luz.

Veja exemplos de como economizar energia

Fique atento às ideias, de economizar energia com chuveiro:

1- Reduza o tempo de banho – De acordo com a Organização Mundial da Saúde, (OMS), o tempo ideal para banho é de cerca de 5 minutos. Ou seja, 5 minutos é o ideal para evitar problemas de pele, e também economizar energia e água.

2- Feche a torneira – Para economizar energia na hora do banho, quando você estiver se ensaboando, ou lavando os cabelos, por exemplo, o recomendado é sempre que possível fechar a torneira. E só voltar a abrir novamente quando for o momento de retirar o sabão.

3 – Mude a posição do chuveiro – Em dias mais quentes, procure mudar a posição do chuveiro para “verão”. Dessa forma, é possível reduzir os gastos com o chuveiro em até 30%, do que quando o chuveiro está na posição “inverno”.

Eletrodomésticos: Veja Como Economizar Energia!

como economizar energia

Outras maneiras de como economizar energia, é ficando atento ao uso dos eletrodomésticos em sua residência.

Utilizando de forma adequada, evitando usar inúmeros eletrodomésticos em horário de pico, é possível reduzir os gastos extras em sua conta de luz, de forma considerável. Veja algumas dicas de como economizar energia:

Como economizar energia com a televisão:

Evite deixar sua TV em modo “standy by”, pois dessa forma sua TV continuará consumindo energia, mesmo estando aparentemente desligada.

Outra dica, caso você tenha o hábito de assistir programas até dormir, ajuste o “timer” para que sua TV possa desligar sozinha.

Como economizar energia com a máquina de lavar:

Procure separar 1 ou 2 da semana, para lavar as roupas. Dessa forma, você terá uma quantidade suficiente de roupas, e assim evita utilizar a máquina para lavar poucas peças diversas vezes na semana.

Utilize também temperaturas mais baixas para lavar roupas. Elas minimizam os gastos com energia elétrica e te ajudam economizar energia lavando roupa.

Economizar energia na hora de passar roupa:

Ao retirar as roupas da máquina de lavar, procure esticar e colocar em cabides. Dessa forma, as roupas ficarão menos amassadas e mais fáceis e rápidas de serem passadas.

Procure também acumular uma quantidade de roupas para serem passadas, semanalmente. Dessa forma, você reduz o tempo de uso do ferro de passar.

Economizar energia elétrica usando ar condicionado

O ar condicionando também consome boa parte da energia elétrica. Algumas dicas para economizar nesse caso são:

  • Procure mantê-lo sempre limpo.
  • Programe a função “sleep”
  • Mantenha a temperatura média de 23 graus, pois temperaturas mais baixas consomem mais energia.

Como Economizar Energia de Forma Sustentável?

Durante essa leitura, abordamos diversas maneiras de economizar energia de forma sustentável. No por meio das lâmpadas, no banho e outras. Mas além dessas existem ainda outras soluções que podem tornar o seu consumo ainda mais consciente.

  • Priorizando a por comprar produtos com selo Procel do INMETRO
  • Instalar painéis de captação de energia solar
  • Evitar o uso de aparelhos de maior consumo nos horários de pico

Colocando em prática no seu dia a dia, as práticas que comentamos ao longo desta leitura é possível economizar energia de verdade.

Acompanhe também outros artigos do nosso blog Conta de luz e veja outras ideias no vídeo: