Skip to content

Cuidado Com a Conta de Luz Muito Alta!





Uma conta de luz muito alta gera muita dor de cabeça. Principalmente se você não utilizou toda esta energia!

A primeira coisa que você precisa saber para entender sua conta de energia é compreender como a conta de luz é formada. Ou seja, quais são os valores descritos nessa fatura e como eles são calculados.

Toda conta de energia é um espelho de todos os serviços prestados pela concessionária e distribuidora de sua região num período de 30 dias.

A sua conta de energia deve ser considerada como uma nota fiscal de prestação de serviços e as informações ali contidas devem ser verdadeiras e fidedignas ao serviço oferecido e você não pode ser surpreendido por uma conta de luz veio muito alta.




Portanto, você jamais poderá ser surpreendido com uma conta de luz muito alta, se você não teve nenhuma alteração drástica de consumo em sua residência, comércio ou indústria no último período.

Para que você entenda melhor seu consumo de energia, iremos abrir em tópicos, conforme a seguir:

  • Cuidado Com a Conta de Luz Muito Alta!
    Cuidado Com a Conta de Luz Muito Alta!

    Conta de Luz Muito Alta. O que Pode Ser?

    Você sabe que em sua conta de energia estão embutidos tributos e impostos Federais, Estaduais, Municipais, Taxa de iluminação pública e encargos setoriais.




    Estes impostos representam quase 40% da sua conta de energia. E isso sem você acender uma única lâmpada. Mesmo que não tenha consumo, você paga somente pelo fato de a energia estar disponível e não deve tomar sustos se minha conta de luz está muito alta.

    Portanto, para não ser surpreendido com uma conta de luz muito alta, você deve se cercar dos cuidados a seguir:

        • Estar eternamente vigilante quanto ao desperdício de energia, observando sempre se desligou a lâmpada quando saiu do ambiente ou tirou o micro-ondas da tomada quando não estiver em uso;
        • Observar se seus aparelhos eletrônicos são muito antigos. Você não poderá trocar todos de uma só vez, porém é importante analisar por exemplo, uma geladeira com mais de 10 anos de uso, consome cerca de 160 kwh por mês, enquanto um moderno tipo frost-free consome somente um terço da geladeira antiga;
        • Instalação elétrica inadequada;
        • Ou simplesmente pode ser um erro de medição no seu contador;

    Enfim, com uma energia tão cara como a nossa, não dá para ficar de braços cruzados achando que não temos responsabilidades sobre o nosso consumo de energia. Devemos estar sempre atentos a esses desperdícios que passam desapercebidos no nosso dia a dia. Além disso, saber que uma conta de luz alta onde reclamar é o segredo para se resolver rapidamente este problema!

    Como Reclamar da Conta de Luz Alta

     Você pode reclamar de uma conta de luz muito alta, em primeiro lugar junto a sua concessionária local de fornecimento e distribuição de sua energia.

    Porém, antes de reclamar, analise se não houve nos últimos 30 dias, uma mudança radical de hábitos em sua residência ou comércio.

    Eventos como aumento do número dos habitantes de sua casa, ou uma mudança de estação, como do verão para o inverno, onde se usou muito mais do chuveiro quente. Aí você se pergunta: minha conta de energia veio muito alta, o que faço?

    Se não ocorreu nenhuma mudança de hábitos e costumes em sua residência ou comercio, reclamar primeiramente na sua concessionária local de distribuição e fornecimento.

    Não teve resposta ou a resposta não lhe atendeu. Entre então em contato com a Agência Estadual e finalmente. Se seu problema não foi resolvido, você entrará em contato com a  ANEEL. Você pode fazer isso por meio dos seguintes canais de comunicação abaixo.

    Se você estivesse na Bahia a sequência de reclamações seria: primeiro a COELBA, depois a AGERBA e por último a ANEEL:

        • http://servicos.coelba.com.br/Pages/index.aspx
        • http://www.agerba.ba.gov.br/
        • Site http://www2.aneel.gov.br/area. cfm?idArea=30&idPerfil=2,
        • Telefone: 167 – 6h20 à meia-noite, de segunda a sábado,
        • Sistema de Atendimento on-line via Chat no endereço: http://www2.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=30&idPerfil=2acesse aqui   – das 6h20 à meia-noite, de segunda a sábado);

    Como Agir Quando a Conta de Luz Vem Muito Alta

    Quando você recebe uma conta de luz muito alta, a primeira coisa que você pensa é que está errado e este erro foi causado pela concessionária de fornecimento de energia.

    Então, você deve primeiro entender a sua fatura da conta de luz. Então analise se não houve nenhum evento que pudesse ter ocasionado este aumento repentino. Então nos perguntamos minha conta de energia muito alta. O que fazer?

    Caso contrário, se não ocorreu nenhum motivo para este aumento, você deve questionar, sempre nesta sequência:

    1. a sua concessionária local
    2. a agência estadual
    3. pedir a interferência da ANEEL para solução do seu problema.

    Você pode fazer esta solicitação indo pessoalmente a um posto de atendimento. Dirija-se até lá levando as evidências de sua reclamação. É imprescindível levar documentos pessoais ou entrar em contato através da internet.
    conta de luz alta demais

    Conta de Luz Alta. Como Resolver?

    Para resolver junto a concessionária uma conta de luz muito alta, você deve primeiro, analisar e se certificar de que o problema foi gerado pela companhia fornecedora e distribuidora de energia.

    Ter a certeza de que o aumento não foi gerado por desperdício ou mudança radical de hábitos. E aí? O que faço?  minha conta de energia esta vindo muito alta.

    Tendo a certeza de que o problema é realmente da operadora de energia, você deve ir primeiro a sua concessionária local. Depois a agência estadual. Por último, pedir a interferência da ANEEL para solução do seu problema.

    Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é fácil entender sua conta de energia. Além disso, a reclamar seus direitos junto a sua concessionária quando sua conta de energia vem muito alta. Não perca Tempo!

    Aproveite e acesse nosso blog → Conta de Luz e veja outros artigos.