Skip to content

Bandeira Amarela na Conta? Saiba o que Fazer

Quando a bandeira amarela aparece na conta de luz, é um sinal de alerta de aumento para o consumidor.




Talvez você ainda não tenha percebido, mas em sua conta de luz e de todos os outros consumidores do país estão presentes as bandeiras tarifárias, amarela verde e vermelha,

As bandeiras tarifárias são importantes indicadores e refletem diretamente o preço da conta luz.

E para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto, no artigo de hoje vamos falar o que quer dizer bandeira amarela na conta de luz e quais são os custos dessa tarifa para você consumidor.




Acompanhe!


bandeira amarela

Confira o nosso conteúdo, e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse assunto.



O Que é Bandeira Amarela na Conta De Luz? 

A bandeira amarela, assim como as bandeiras verde e azul, são sinalizadores que indicam se a conta de luz ficará mais cara ou mais barata para o consumidor.

Quando as condições climáticas não estão favoráveis, e podem dificultar a geração de energia, a bandeira amarela pode ser aplicada na conta de energia, fazendo com o que consumidor tenha um acréscimo na sua conta. 

Como funciona a bandeira amarela

Na prática, quando ANEEL faz o anúncio que a conta de luz do mês seguinte estará em bandeira amarela, o valor mensal da conta irá ficar mais caro.

E com a conta de luz mais cara, é necessário intensificar ainda mais a economia de energia para não pesar no bolso, na hora de fazer o pagamento.

O Que é Adicional Bandeira Amarela na Conta de Luz?

Como já comentamos no tópico anterior aqui do artigo, o adicional de bandeira amarela na conta de luz, determina que a sua conta de luz irá ficar mais cara no mês seguinte.

De acordo com dados da ANEEL, atualmente a cada 100 quilowatts hora de luz consumido, o custo adicional será de R$ 1,50.

Em 2019, a primeira vez que a bandeira amarela foi acionada, foi no mês de maio, o que acarretou uma alta importante na conta de energia. Que já é considerada muito cara pelos consumidores.

Como Funciona a Bandeira de Energia?

bandeira amarela

As bandeiras de energia elétrica, indicam se a produção de energia do mês seguinte será o não favorável.

E com isso determinar se o consumidor irá terá um custo maior na conta de luz, ou não. Entenda como funciona:

  • Bandeira verde: Indica que o consumidor não terá despesas extra na conta de luz;
  • Bandeira amarela e vermelha: Indica que o consumidor terá que pagar a cada 100 KWh que forem gastos. E os valores variam entre 1,50 a mais a cada 100 KWh. Podendo chegar até R$ 6,00 a mais, a cada 100 KWh gastos.

O Que Determina a Bandeira Amarela na Energia?

A bandeira amarela na conta de luz, é determinada em razão da dificuldade de se produzir energia em alguns meses. Ou seja, em períodos onde há uma maior seca no país, por exemplo.

Com isso, necessário produzir energia por meio de usinas térmicas, que tem um processo de produção mais caro do que as hidrelétricas.

Agora que você entendeu melhor a respeito, do que é bandeira amarela na conta de luz, aproveite também os outros artigos em nosso blog Conta de luz

Veja o vídeo: