Skip to content

CEMIG – Informações Para Clientes

A CEMIG, denominada Companhia Energética de Minas Gerais, foi fundada no ano de 1952 e atualmente é uma das mais antigas e bem sucedidas concessionárias do setor de energia elétrica em nosso país.




No estado de Minas Gerais, a CEMIG contempla uma abastecimento de aproximadamente 96% da rede de energia, se tornando cada dia uma das empresas de energia elétrica de maior relevância no Brasil.

Dessa forma, a distribuidora é uma das referências quanto ao conceito de sustentabilidade, sendo modelo quanto ao índice de sustentabilidade empresarial, tendo vários projetos de educação ambiental em desenvolvimento.

Além disso, a CEMIG gera sua energia não somente através de hidroelétricas, mas também a partir de termoelétricas, energia eólica e energia solar mostrando o seu desenvolvimento no setor de geração de energia.




Assim, para você que é cliente de uma das maiores empresas de energia, é importante que saiba como acessar e estar sempre informado sobre sua conta de energia Cemig, entre outros serviços oferecidos pela companhia.

Nesse artigo você poderá se informar sobre:

CEMIG
CEMIG – Informações Para Clientes Da Companhia Energética De Minas Gerais

Descubra o 0800 da CEMIG

A CEMIG conta com diversos canais de atendimento, para melhor atender à seus clientes e futuras parcerias.




Um desses meios de comunicação é através do portal telefônico, sendo eles:

  1. Atendimento em MG: disque 116 e solicite atendimento para Cemig ligação de energia ou quanto a erros nos serviços oferecidos;
  2. Atendimento para os demais estados brasileiros: disque 0800 721 0116 e se informe sobre serviços de energia elétrica ou de telecomunicações;
  3. Atendimento para deficientes auditivos: disque 0800 723 8007 e tenha atendimento especializado para qualquer tipo de serviço da companhia.

Assim, através desse canal de atendimento, é possível realizar ter todo o suporte quanto à dúvidas, informações da sua conta de luz, esclarecimento sobre condições de negociação para clientes com débitos ativos em suas contas de energia elétrica CEMIG.

Salientando que se o atendimento for específico para o pagamento de débitos pendentes, o telefone para contato da CEMIG é o 0800 721 7003, tendo horário de funcionamento das 09:00 às 21:00 de segunda a sexta-feira e das 09:00 às 15:00 aos sábados.

Acesso ao webmail da CEMIG

A CEMIG conta com um grupo focado na compra e venda de energia elétrica, através das seguintes companhias:

  • Cemig Distribuição;
  • Cemig Geração e Transmissão e das companhias subsidiárias integrais Horizontes Energia;
  • Termoelétrica Ipatinga;
  • Termoelétrica Sá Carvalho;
  • Termoelétrica de Barreiro;
  • Cemig PCH;
  • Rosal Energia;
  • Cemig Capim Branco Energia.

No que tange ao procedimento de vender energia para Cemig, esse pode ser realizado na venda para:

  • Consumidores do próprio estado de MG;
  • Clientes livres no Ambiente de Contratação Livre;
  • Agentes do setor elétrico (comercializadores, geradores e produtores independentes de energia);
  • Distribuidoras no Ambiente de Contratação Regulada;
  • CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Dessa forma, esses processos de comercialização de energia por parte do Grupo CEMIG têm crescido exponencialmente ao longo dos anos.

Tal fato pode ser confirmado pelos índices de faturamento, tendo no ano de 2013 um percentual de 92% da venda provido por fontes renováveis, como a energia fotovoltaica Cemig.

Então, se você que deseja se informar sobre como vender energia para a CEMIG ou até mesmo comprar, sabendo exatamente como proceder, basta entrar em contato via e-mail para:

  • Energia Convencional: convencional@cemig.com.br
  • Energia Incentivada: incentivada@cemig.com.br

Como fazer download do app CEMIG

O aplicativo CEMIG Atende é mais uma das formas de atendimento aos clientes da CEMIG, contando com os seguintes serviços:

  • Alteração do dia de pagamento da fatura;
  • Emissão da segunda via de conta;
  • Verificação dos seus débitos;
  • Emissão do código de barras para pagamento;
  • Cadastramento para conta por e-mail;
  • Informe sobre a falta de luz;
  • Dicas de economia;
  • E muito mais.

O app CEMIG está disponível para sistemas como Android, iOS e Windows Phone, na qual para fazer o download basta acessar a loja de aplicativo de seu celular ou tablete e após instalá-lo é preciso somente informar o CPF ou CNPJ do titular da conta e o seu número de cliente.

Para saber mais veja o vídeo que a companhia lançou sobre o seu app:

Veja como obter os seus débitos com a CEMIG

Para quem está em atraso com o pagamento de suas contas de energia CEMIG, é possível a regularização das mesmas, evitando que aconteça o desligamento de energia Cemig.



Assim, para evitar esses transtornos, a CEMIG através da sua Agência Virtual (https://atende.cemig.com.br/Login#) a negociação dos débitos referentes aos serviços prestados, simplesmente acessando e fazendo seu cadastro rápido.

Outra maneira para regularizar sua dívida é indo pessoalmente em qualquer posto ou agência da CEMIG.

Saiba onde encontrar a agência mais próxima de você (http://www.cemig.com.br).

Aprenda como emitir sua fatura da Companhia

Para ter acesso a 2ª via da sua conta de luz CEMIG, há diferentes formas de emissão, como:

  • Portal da Agência Virtual,
  • Auto atendimento via rede social Facebook;
  • Aplicativo Cemig Atende;
  • Postos de atendimento CEMIG.

Na sua fatura então, você terá acesso à discriminação de informações como o preço da fatura Cemig, tarifa energia Cemig entre outras.

Viu como é fácil! Para maiores informações leia o nosso artigo na íntegra 2ª Via Conta de Luz da Cemig

Onde realizar reclamação na Companhia Energética de Minas Gerais

Se você está com algum problema com a CEMIG, é possível entrar em contato com a empresa de energia elétrica e assim tentar solucionar da melhor forma possível.

Assim, o primeiro passo é registrar sua queixa em 1° instância, por meio dos canais de atendimento (saiba quais são acessando o site:  https://www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/Paginas/fale_conosco.aspx) e após isso, não obtendo resposta alguma você pode dar continuidade na 2ª instância.

A 2ª instância então é através da Ouvidoria CEMIG, um canal para o registro de reclamações sendo necessário preencher algumas informações básicas.

Saiba como informar falta de luz à CEMIG

Os clientes e parceiros da CEMIG não sofrem muito tempo com a falta de energia Cemig, pois a concessionária oferece diversas maneiras para entrar em contato e informara falta de luz, sendo eles:

  • Via ligação telefônica: ligue para o 116 e reporte a ausência de energia;
  • Via SMS: mande uma mensagem de texto escrita “Cemig luz” para o número 29810, juntamente com o número de instalação e informe a cemig falta de energia ou saiba sobre seu medidor de energia Cemig, débitos e etc;
  • Via aplicativo CEMIG Atende;

Portanto, se você é assistido pela companhia CEMIG de energia elétrica, esperamos ter ajudado a esclarecer as principais questões que você pode vir a encontrar.