Skip to content

Bandeira Vermelha na Conta de Luz – O que Significa?

Quando a Bandeira Vermelha aparece na conta de lua, é sinal de aumento.




Você já reparou em todas as informações, presentes na conta de luz? Entre os diferentes dados sobre o consumo de energia, está também as bandeiras tarifárias.

Por meio delas, é possível ter uma noção mais ampla se sua conta de luz vai ou não ter um aumento. E uma das que mais oferecem um impacto de maior aumento é a Bandeira Vermelha de energia.

Ao longo deste conteúdo, vamos abordar o que é Bandeira Vermelha na conta de luz. E quais os valores das taxas aplicadas, através desta bandeira. Acompanhe!


bandeira vermelha

Não deixe de acompanhar nosso conteúdo, e tire todas as suas dúvidas sobre esse tema tão importante, para todos nós consumidores de energia elétrica.



O Que Significa A Bandeira Vermelha Na Conta De Luz?

A B/Vermelha, é sinônimo de taxas extras na sua conta de luz. Mas você agora pode estar se perguntando, por que isso acontece?

Grande parte da energia elétrica que é produzida aqui no Brasil é feita através das Hidrelétricas.




Em caso de falta de chuva e os reservatórios das hidrelétricas ficam muito baixos. Ou outras intempéries que atrapalham essa geração de energia, o governo precisa recorrer a fontes de energia, que geralmente costumam mais caras para serem produzidas.

Para cobrir esses prejuízos, o governo repassa os custos para os consumidores através da B/Vermelha na conta de energia.

Bandeira Vermelha: Como Funciona Isso Na Conta De Luz?

como é Cobrado Bandeira Vermelha

O valor  da bandeira, não aparece todo mês na futura de energia elétrica.

Ela é cobrada apenas em períodos muito críticos, em que o processo de geração de energia está muito prejudicado, como já mencionamos no tópico anterior.

Entenda melhor como é Cobrado Bandeira Vermelha:

A b/vermelha cobrada, pode aparecer em sua conta de luz, em dois valores patamares diferentes:

1º Patamar – Onde a situação está crítica, para se produzir energia. Nesse caso, a cada 100 kwh é cobrado uma taxa de R$ 4,00.

2º Patamar: Nesse caso a situação da produção de energia já está extremamente crítica, e com isso será cobrado um adicional de R$ 6,00 a cada 100 kwh.

O Que Quer Dizer Adicional Bandeira Vermelha na Conta de Luz?

Agora sempre que você verificar um adicional de b/vermelha, em sua conta de luz irá saber que a fatura de energia significa que sua conta de luz terá um aumento.

É possível acompanhar com antecedência, se a b/vermelha energia, ou outra bandeira será aplicada no próximo mês.  Através do calendário de divulgação das bandeiras no site Agência Nacional de Energia Elétrica. (ANEEL) (http://www.aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias).

O Que Significa a Bandeira na Conta De Luz?

As bandeiras tarifárias na conta de luz indicam, se houve ou não aumento na fatura. Isso quer dizer que, caso as condições de produção de energia sejam favoráveis, será aplicado a bandeira verde (e não haverá cobrança extra).

E de acordo com o nível de dificuldade de produção de energia, poderá ser aplicado outras bandeiras que variam entre a bandeira amarela, menos crítica.

Podendo ser aplicada a bandeira vermelha de luz, que possui a tarifa mais cara de todas as bandeiras.

Agora que você já aprendeu mais sobre esse assunto, acompanhe mais informações sobre a conta de luz em nossos artigos aqui no nosso blog Conta de luz e veja também o vídeo: