Skip to content

Consumo de Energia Elétrica no País – “Entenda como Funciona”

O consumo de energia elétrica gera muitas dúvidas entre os consumidores. Saiba melhor como funciona.




Uma das principais preocupações dos consumidores atualmente, é aumento do consumo de energia elétrica no Brasil.

E não é à toa, pois o aumento da conta de luz, aliada crise financeira do país, tem impactado negativamente o orçamento das famílias.

Uma maneira eficiente de minimizar os gastos, é entendendo melhor sobre o consumo de energia  e colocando em prática dicas de economia.




Para te ajudar a entender melhor sobre assunto, desenvolvemos este artigo, onde vamos explicar como funciona consumo de energia.

E como é feito o cálculo do consumo de energia elétrica em uma residência, entre outras informações relevantes. Confira!


consumo de energia elétrica

Consumo de Energia Elétrica, por que tão Alto?





O consumo de energia, é um dos mais caros do mundo. E o consumidor sente os reflexos dos aumentos constantes, na hora de pagar a conta de luz. Mas você sabe por que a energia no país é tão cara?  Acompanhe alguns dos principais motivos:

Alta carga tributária: Quase 30% do valor da conta de luz, corresponde aos impostos pagos ao Governo, Como PIS, Confins ICMS e outros.

Perdas: Aqui no país pagamos não só pela geração de energia, mas pagamos também pela transmissão (transporte) e distribuição (Que faz com que a energia chegue em nossas casas). Durante esse processo há uma perda de 13% da energia, que também são cobradas do consumidor.

Reajustes: A Agência Nacional de Energia Elétrica, (ANEEL) o consumo de energia, órgão responsável cuidar do setor energético do país autoriza regularmente as distribuidoras a aumentarem as tarifas de energia, fazendo com que a conta de luz fique ainda mais cara.

Tarifas extra: Além das tarifas das distribuidoras, a ANEEL também reajustou o valor das bandeiras tarifárias amarela e vermelha. E sempre que há uma menor concentração de chuva, o outro fator que prejudique a produção de energia, a tarifa amarela ou vermelha é acionada aumentando a conta de luz.

Desvios de energia: Os desvios de energia, o famoso “gato”, impactam diretamente a conta de luz, pois o valor dos desvios que chegam a custar R$ 15 bilhões ao ano, são divididos pelos consumidores.

Como Diminuir o Consumo de Energia Elétrica?

Infelizmente não podemos deixar de pagar as taxas, impostos e outros fatores de relacionados a produção e distribuição de energia. Mas é possível ficar atentos ao consumo e com isso economizar energia elétrica.

Acompanhe algumas sugestões para reduzir a conta de luz

1- Cuidado com o horário de pico

Fique atento ao consumo de energia elétrica por horário, nos períodos considerados “de pico”, que varia de uma região para outra, mas que costuma ser entre as 18:00hs e às 21:00 de segunda a sexta-feira.

Nesse período o recomendado é evitar o uso de aparelhos domésticos que têm alto consumo de energia elétrica. Como chuveiros elétricos, ferro de passar roupas, micro-ondas, ar condicionado e outros.

2- Veja se o produto tem selo Procel

Na hora de comprar aparelhos domésticos que irão consumir de energia elétrica, verifique se possuem selo Procel. Pois os produtos que possuem esse selo são mais eficientes e consomem menos energia.

3- Troque suas lâmpadas

O consumo de energia elétrica lâmpada led, é muito mais baixo se comparado ao consumo de lâmpadas tradicionais (incandescentes e fluorescentes). Nesse sentido, vale muito a pena o investimento.

Pequenos detalhes que podem fazer a diferença:

Além dessas medidas, existem outras pequenas medidas que podem ser colocadas em seu dia a dia e que irão ajudar de forma considerável a reduzir o valor do consumo de energia em sua residência.

  • Reduza o tempo de banho
  • Se possível troque o chuveiro elétrico, por chuveiro a gás ou utilize energia solar para aquecê-lo
  • Tire os eletrodomésticos da tomada quando não estiver usando
  • Acumule roupas para lavar e passar uma vez na semana
  • Apague as luzes ao sair do ambiente

Aprenda a Calcular o Consumo da Sua Energia Elétrica

A fórmula de consumo de energia, funciona da seguinte forma: 

  • Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo) número de horas = total em KWh. 

Caso o consumo do seu chuveiro elétrico por exemplo, seja de 5.500 W e o período utilizado em um determinado dia seja de 2 horas. O consumo de energia  kwh, vai ser de :

  • 500w/1000 X 2 = 11 kWh

Outra forma de verificar o consumo

Consumo Dos Eletrodomésticosconsumo de energia elétrica

Através do site da Enel, é possível consumo médio de energia elétrica, através de um simulador de consumo:

  • Para isso, acesse o site (https://enel-rj.simuladordeconsumo.com.br/)
  • Clique em “iniciar”
  • Escolha o cômodo no canto superior direito
  • Em seguida selecione os aparelhos, que você possui em sua casa e adicione as informações pedidas.
  • Por fim, clique em “resultado geral”.

Você terá acesso a um relatório completo, com todas informações e valores gastos por cada um dos equipamentos.  Te ajudando a ter uma visão mais ampla dos gastos e, com isso, contribuir com a redução de consumo de energia, na sua residência.

Qual o Consumo dos Eletrodomésticos?

Os valores de consumo de energia, variam de um eletrodoméstico para o outro. E os fatores que influenciam nesses valores, é o tempo do equipamento, (ou seja, produtos mais antigos sem o selo Procel, tendem a gastar mais). Veja alguns exemplos, de acordo com informações da ANEEL:

  • Chuveiro: O consumo de energia elétrica de um chuveiro por hora, varia bastante. Na posição inverno o consumo de energia é maior, varia entre 4,50 a 6,0 kWh. E na posição verão é de 2,10 a 3,50 kWh em média.
  • Geladeira: Já o consumo de energia elétrica de uma geladeira, varia entre 25,0 kWh, para geladeiras de menor capacidade de litros. Podendo atingir um consumo de até 67,4 kWh, para geladeiras com capacidade maior e com freezer.

Na cartilha da ANEEL, você acompanha as informações do consumo de energia de outros equipamentos.  (http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/17-05_materia1_3.pdf).

Continue acompanhando nossos artigos do blog Conta de luz para conhecer outros assuntos importantes e veja também o vídeo: