Skip to content

Não se Preocupe você pode acessar a Conta de Luz Online





Todo mundo em algum momento já precisou pegar a conta de luz online.

Nem sempre esse processo parece algo fácil, muitas vezes pelos números que precisamos ter em mãos para  acessar a conta de luz pela internet. Porém, as distribuidoras de energia elétrica têm tornado o acesso bastante simples.

Hoje é possível acessar vários sites com facilidade e realizar o cadastro de forma rápida e pratica.Algumas nem pedem o número de instalação, o que ajuda bastante quando estamos em algum lugar onde não é possível olhar o número na conta.




Algumas companhias permitem puxar a conta de luz pela internet e até mesmo já efetuar o pagamento nos Bancos conveniados, além de ser possível realizar a troca de titularidade entre outros serviços.

Continue lendo este artigo para descobrir todas as facilidades disponíveis.

Conta de Luz Online
Conta de Luz Online

Como Consultar a Conta de Luz Online

As distribuidoras de energia elétrica incentivam a consulta da conta de luz online. É possível visualizar o consumo de energia elétrica, pegar a segunda via da conta, consultar contas pagas, vencidas e a vencer.




Para consultar a conta de luz pela internet basta acessar o site da companhia elétrica e entrar na área do cliente. Nos sites, o acesso pode ser com o CPF, com o número do cliente ou com o número da instalação.

No site da Enel de São Paulo, mesmo sem o número da instalação, é possível acessar a área do cliente com o CPF. Clicando em esqueci instalação e depois de responder duas perguntas sobre os dados da instalação, no site dá para consultar as últimas contas e todos os serviços disponíveis ao consumidor.

Aqui estão alguns sites de algumas companhias elétricas para facilitar a consulta:

  • CEB – https://www.ceb.com.br
  • Cemar – http://www.cemar116.com.br
  • Cemig – http://www.cemig.com.br
  • Coelba – http://www.coelba.com.br
  • CPFL – https://www.cpfl.com.br
  • Edp Bandeirante – http://www.edp.com.br
  • Elektro – https://www.elektro.com.br
  • Energisa – https://www.energisa.com.br
  • Enel – https://www.enel.com.br
  • RGE Sul – https://www.rge-rs.com.br

Como Mudar o Nome da Conta de Luz Pela Internet

Também dá para mudar o nome da conta de luz pela internet, esse serviço facilita muito a vida de quem se mudou de um imóvel e precisa transferir a titularidade da conta de luz.



Para realizar a transferência no caso da Enel de São Paulo, por exemplo, basta acessar o site da companhia com o CPF e número da instalação.

Após o acesso na área do cliente, na parte de serviços do site, encontra-se a opção para transferir a titularidade.

Para achar a opção clique em:

  • Minha conta
  • Alterar Titular

É possível colocar as informações se você é o novo responsável pela instalação ou se você for informar os dados do novo responsável.

Para finalizar a troca precisa enviar, pelo próprio site, um documento oficial com foto que contenha o número do Rg ou RNE e o CPF, basta mandar uma imagem do documento em formato Jpg ou Img, clicando no botão “Carregar Documento”.

Puxar Conta de Luz Pela Internet

Pagar Conta de Luz Online

Outro serviço que está disponível nos sites das companhias elétricas é o pagamento da conta de luz online.

As empresas possuem parceria com os principais bancos e no momento que geramos a segunda via no site já fica disponível realizar o pagamento através dos bancos conveniados.

Basta clicar no logo do seu banco e uma tela surgirá para acessar sua conta, caso a tela não abra verifique se não há um bloqueador de pop-up, liberando o bloqueador a tela abre.

Caso o seu banco não faça parte da lista dos bancos disponíveis para pagamento, não tem problema, o código de barras fica disponível para você copiar e colar no site do banco da sua preferência.

Como Parcelar Conta de Luz Pela Internet

Assim como é possível baixar a conta de luz pela internet também é possível fazer o parcelamento de contas vencidas.

No caso da Enel de São Paulo, essa opção está disponível na aba de serviços para contas vencidas a mais de 50 dias.

No caso da Cemig é possível realizar o pagamento de faturas vencidas em até 60 vezes, com 10% do valor da dívida de entrada e parcela mínima de R$35,00.

O parcelamento está sujeito a acréscimos de juros que podem variar de 0,9% a 1,4%, depende do número de parcelas escolhida.

Todas as empresas disponibilizam opções para negociação de seus débitos, porém cada uma tem suas regras.

No site da companhia é possível consultar quais são as regras para o parcelamento.

Como Puxar Conta de Luz Pela Internet

Puxar as informações da sua conta de luz online é relativamente fácil, após acessar os sites das companhias elétricas, geralmente na primeira página, já aparece a opção para clicar em segunda via e o acesso para encontrar todas as informações necessárias normalmente é bem prático.

São poucas as informações necessárias para entrar na área do cliente e os serviços aparecem na tela de uma forma bem visível.

É possível encontrar vários serviços que precisamos e que não queremos comparecer até uma loja da companhia para conseguir resolver.

Essa facilidade agiliza muito o nosso dia a dia corrido, afinal ter que comparecer até a companhia para pegar uma segunda via de conta, realizar a transferência de titularidade ou até mesmo parcelar alguns débitos, seria realmente um incomodo.

Quer saber mais sobre o assunto, assista o vídeo a seguir e para mais informações acesse o blog → Conta de Luz :