Skip to content

Tudo o que você precisa saber sobre a 2ª via de sua Conta de Luz

A 2ª via da conta de luz está entre os serviços mais buscados pelos consumidores.




E pensando em fornecer um acesso rápido a esse serviço  nos últimos anos, as distribuidoras de energia têm buscado tornar a solicitação da 2ª via da conta de luz mais prática.

E por isso, grande parte das companhias elétricas têm disponibilizado aos seus consumidores diversos canais de atendimento como: agência virtual, aplicativo, atendimento telefônico e postos de atendimento presencial.

Mas você sabe o que é necessário para solicitar a 2ª via da conta de luz? Para ajudar você, desenvolvemos este artigo completo com as principais informações sobre o assunto.




Veja quais tópicos iremos abordar nesta leitura:

2ª via de sua Conta de Luz

Se você quer saber mais sobre como emitir 2ª via conta de luz, não deixe de acompanhar o nosso artigo.





Vamos lá?

Emita a 2ª via por cada Distribuidora de Energia

A 2ª via da conta de luz é um serviço essencial fornecido pelas empresas de companhia elétricas e que facilita a vida dos clientes.

E se você acabou esquecendo de pagar a conta, ou até mesmo não recebeu a sua fatura em casa, você pode imprimir a 2ª via conta de luz, entrando em contato com a distribuidora de energia elétrica, em sua região.

Por que é importante pagar a 2ª via da conta de luz?

Vale a pena ressaltar que manter a 2ª via conta de luz paga, pode evitar diversos problemas.

Pois em caso de atraso na conta de luz, as distribuidoras podem cobrar juros de cerca de 1% ao mês mais multa de 2% sobre o valor total da dívida.

Além disso, caso o pagamento da segunda via conta de luz não seja feito, é possível ter também outros transtornos.Como ter o fornecimento de energia elétrica suspenso.

E também ter o nome enviado aos serviços de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

Saiba quais Informações são Necessárias para Emitir a 2ª via

Antes de consultar e imprimir a 2ª via conta de luz, é importante que você tenha em mãos alguns documentos e informações que podem facilitar o seu acesso, como por exemplo:

  • Seu código do cliente – Que também pode ser conhecido como número da unidade consumidora, e está presente em sua conta de luz.
  • Outros documentos – Tenha também o número do seu CPF ou do CNPJ

Essas informações servem para identificar o seu cadastro com a distribuidora energia e serão importantes para solicitar a segunda via de conta de luz, por meio do atendimento presencial ou telefônico.

Saiba quais são os locais de atendimento presencial

Os postos de atendimento ao cliente presenciais, são um dos canais de atendimento oferecidos pelas companhias elétricas para.

Por meio desses locais, é possível ter acesso a uma grande quantidade de serviços e você pode:

  • Solicitar serviços – Como gerar a 2ª via da conta de luz, fazer troca de titularidade, solicitar uma ligação nova, enviar documentos.
  • Esclarecer dúvidas- Consultar a 2ª via da conta de luz,verificar débitos,
  • Fazer reclamações – Sobre falta de energia, serviços que não foram realizados, cobrança indevida.

E outros inúmeros serviços, que variam entre uma companhia e outra.

Para tornar o acesso dos clientes a esses serviços, a empresas costumam ter postos ou agências de atendimento localizados nos principais pontos da cidade e da região.

Vale a pena ressaltar

Se você deseja solicitar a 2ª via da conta de luz, ou mesmo algum outro serviço, os horários de atendimento das agências de atendimento presencial, também podem variar de uma agência para outra.

Mesmo sendo locais de atendimento ao cliente, da mesma distribuidora de energia.

Uma dica importante, antes de ir a um dos postos de atendimento para conseguir a 2ª via da conta de luz, verifique os horários e os endereços do posto de atendimento mais próximos da sua casa.

Você pode consultar por meio da internet – no site da empresa que vamos mencionar aqui no artigo. Ou do telefone da companhia elétrica, que está presente em sua conta de luz.

Como emitir a 2ª via de conta de luz pela web

Além dos postos de atendimento presenciais, também é possível emitir a 2ª via conta de luz online. Nesse caso, a maioria das empresas de distribuição de energia exige um cadastro prévio por parte do cliente.

Caso seja sua primeira vez no site da empresa de energia elétrica – que vamos mencionar aqui no artigo.Tenha em mãos as informações como CPF ou CNPJ e também seu código de cliente ou da unidade consumidora.

Assim durante o cadastro no site ou no App da empresa, você terá mais facilidade ao preencher os itens exigidos.

Depois de realiza o cadastro:

Você poderá imprimir segunda via conta de luz, sempre que precisar por meio da internet.

Além disso, existem empresas de distribuição de energia elétrica, que também oferecem aos seus clientes o acesso a rápido a segunda via conta de luz pelo CPF ou pelo CNPJ, para clientes que já fizeram o seu cadastro online.

Poder baixar segunda via conta de luz, facilita muito a vida dos clientes que podem solicitar os serviços em apenas alguns cliques, a qualquer hora do dia.

E também não precisam se deslocar até uma agência de atendimento ao consumidor pessoalmente, para imprimir segunda via conta luz.

Entre em contato com a Distribuidora de sua Região

Como falamos em alguns pontos durante o artigo, as distribuidoras de energia, fornecem para os seus consumidores diversos canais de atendimento.

Por meio da internet – através do site e de aplicativo, agências de atendimento presencial. E também por meio de atendimento telefônico.

Em sua fatura é possível entre outras informações, obter os números de telefone da distribuidora de energia elétrica em sua região.

A qualidade dos serviços prestados por meio dos canais de atendimento é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Que é a responsável também, por fiscalizar os serviços diretos, oferecidos pelas distribuidoras de energia em todo país.

Conheça as Principais Distribuidoras do País

A rede de distribuição tem por objetivo levar energia elétrica, aos consumidores.Veja agora algumas das principais empresas do país e saiba também os sites de cada uma dessas companhias.

Para saber mais sobre essas empresas e conhecer os seus serviços, temos vários artigos específicos sobre elas, não deixe de conferir.

  • Eletropaulo – www.eneldistribuicaosp.com.br
  • CEB – www.ceb.com.br
  • Cemar – www.cemar116.com.br/home
  • Cemig – www.cemig.com.br
  • Coelba – www.servicos.coelba.com.br
  • CPFL – cpfl.com.b
  • EDP Bandeirante – www.edp.com.br
  • Elektro- www.elektro.com.br
  • Eletrobras – http://eletrobras.com
  • Energisa – www.energisa.com.br
  • Enel- www.enel.com.br
  • RGE Sul – www.rge-rs.com.br

Assim sempre que você precisar baixar a 2ª via da conta de luz, ou solicitar algum outro tipo de serviço através do site da companhia você pode fazer isso com mais facilidade.

Evite o corte de luz! Pague suas contas em dia

Como clientes, é fundamental manter o pagamento das contas em luz em dia.

E em caso de perda da fatura ou da falta do recebimento em sua casa é essencial emitir segunda via conta de luz e efetuar o mais rápido possível, a fim de evitar o corte de luz.

Pois a partir do dia seguinte à data de vencimento da conta de luz, as companhias elétricas já podem iniciar o processo para a suspensão da energia, enviando a notificação de corte, por falta de pagamento.

Após cerca de 15 a 30 dias do envio da notificação, a companhia elétrica está autorizada a fazer o corte da luz.  Por isso, é tão importante solicitar e manter a segunda via da conta de luz paga.

Veja mais no vídeo:

Outros Problemas Causados pela Falta de Pagamento

Além dos transtornos ocasionados pelo corte de luz, as empresas exigem uma taxa para fazer a religação da luz.

Esse valor varia de uma companhia de energia para outra, no entanto, é um gasto a mais que será adicionado a sua próxima fatura, junto com os juros e a multa por atraso.

Depois de quitar os débitos em aberto, por meio do boleto da 2ª via da conta de luz, o prazo para religação varia entre 24 horas para áreas urbanas e até 48 para áreas rurais. Para que não ocorra esses problemas, o ideal é entrar em contato com os canais de contato, oferecidos.

Como você pode acompanhar nesta leitura

A segunda via da conta de luz é um dos serviços mais procurados pelos consumidores. E pensando em facilitar, as distribuidoras de energia têm buscado tornar o solicitação da 2ª via da conta de luz  mais prática e rápida.

As companhias elétricas têm aproveitado o uso das novas tecnologias a fim de disponibilizar aos seus consumidores diversos canais de atendimento como agência virtual, aplicativos, atendimento telefônico que funciona 24 horas e postos de atendimento presencial.

E agora que você já conhece mais sobre  como conseguir a 2ª  via da conta de luz. Aproveite nossas dicas sempre que precisar. E não esqueça de compartilhar conosco os seus comentários