Você sabe o que é gás natural e para o que ele serve? Cada vez mais se fala em fontes renováveis para gerar energia, pois afinal, alguns recursos estão se esgotando. E isso se deve ao total descaso dos seres humanos.
Nesse artigo vamos apresentar informações respondendo dúvidas sobre o tema. Vale ressaltar que não temos nenhum vínculo com empresas/marcas ou produtos citados.
Atualmente, existem outros meios para gerar energia, como a energia eólica, energia de biomassa, entre outras. E mais testes são realizados, para conseguir achar meios de sobreviver, sem esgotar os nossos recursos naturais.
E para entendermos melhor como o gás natural pode ajudar, preparamos esse artigo. Aqui você vai achar informações sobre de onde ele vem, como é formado, e para o que pode ser usado. Continue lendo, e veja os tópicos que serão abordados!
O que é o gás natural?
Em primeiro lugar, vamos entender melhor o que é o gás natural. Ele é um composto feito por uma mistura de hidrocarbonetos leves. Eles são:
- Metano;
- Etano;
- Propano;
- Butano;
- E outros gases que estão em menores proporções.
Esses elementos submetidos à temperatura ambiente, e pela pressão atmosférica permanecem em estado gasoso. Esse tipo de gás pode ser encontrado na natureza de duas formas:
- Pode ser obtido em jazidas;
- Ou através de queima de biomassa.
O gás natural é energia renovável apenas quando se é obtido através da queima de biomassa. Já o encontrado em jazidas não é, pois possui reservas finitas, ou seja, que pode acabar a qualquer momento. Conforme pesquisas realizadas, no ritmo de consumo atual, a probabilidade de o gás acabar é de 100 anos.
Onde o gás natural é utilizado?
Esse tipo de energia pode ser utilizado para várias funções. Cada vez mais, ele se torna um pouco mais acessível para todos. O gás natural pode ser utilizado em:
- Casas;
- Indústrias;
- gás natural combustível para carros;
- E comércio.
É importante ressaltar que esse tipo gás pode ser utilizado depois de tratado e processado. Para chegar até os consumidores, ele passa por tubulações chamadas gasoduto. Elas são tubulações que possuem o diâmetro elevado.
Aqui no Brasil, existe o gasoduto Bolívia-Brasil. A Bolívia é o produtor, e através do gasoduto, transporta o gás natural até alguns estados brasileiros.
Um lugar muito comum de se encontrar esse tipo de gás é em postos de gasolina. Pois carros que funcionam a gás estão ficando cada vez mais comuns de serem encontrados.
É fácil fazer instalação de kit gás natural no carro?
O GNV – Kit de Gás Natural Veicular- pode ser instalado em qualquer tipo de carro. A conversão para GNV pode custar entre R$3,5 mil e R$5 mil. Contudo, após a instalação, é preciso fazer uma vistoria. Vale ressaltar que esses valores podem variar de cidade para cidade.
Se você tem interesse em instalar esse kit em seu carro, é preciso procurar por uma oficina credenciada. Ou seja, no caso, ela precisa ser credenciada pelo Inmetro.
O aumento de procura pelo gás natural automotivo se deve em ocasiões em que houve falta de combustível ou etanol. Isso foi muito comum na greve dos caminhoneiros em 2018. É como um plano B, para que a pessoa não fique sem conseguir utilizar o carro.
O cilindro quando instalado no carro, fica no porta-malas, porém, existe a possibilidade de deixá-lo na parte de fora. No entanto, o mais aconselhável é deixar dentro do porta-malas!
Gás natural é renovável?
Como mencionamos no primeiro tópico, é considerado gás natural renovável, aquele que é produzido pela biomassa. E como isso funciona? Ele é conhecido por biogás, que através da queima da biomassa que pode ser por bagaço de cana-de-açúcar.
Dessa forma, ele é considerado renovável pois sua utilização não causa grandes impactos no ambiente. E os seus custos são bem menores, comparado a produção do gás natural encontrado em jazidas.
Aqui no Brasil, a produção desse tipo de gás natural (o biogás) é de 1,5 bilhão de metros cúbicos ao ano. E isso representa menos de 4% da produção de origem fóssil.
Ainda há muito para o Brasil alcançar um melhor desempenho nessa área. A falta de fornecedores atrapalha um pouco, e contar com fornecedores estrangeiros deixa tudo mais caro.
Quais as vantagens e desvantagens da utilização?
Agora, que já conhecemos melhor sobre o gás natural, é preciso entender se existem vantagens e desvantagens. Pois existem alguns pontos que são necessário avaliar sobre a questão de uso e produção desse tipo de energia.
Em se tratando de questões ambientais, o gás produzido emite menores emissões de gases de efeito estufa. Em comparação a outros componentes, como o petróleo e o carvão mineral, seu risco de acidentes é reduzido.
Outro ponto importante, é que o biogás produzido através de resíduos, colabora com a diminuição de desperdício e acúmulo de lixo.
Quanto a desvantagem, embora seja necessário baixo investimento para o armazenamento, a infraestrutura para a produção ainda é um pouco cara.
Se você gostou desse artigo, e quer saber mais sobre gás natural, assista o vídeo e acesse o link → Conta de Luz