Todo Reajuste de energia está previsto nos contratos entre os Estados da Federação e as concessionárias de Energia.
Então o Estado de São Paulo não podia ficar fora dessa! E o mês de julho é o mês definido pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, para que ocorra o aumento anual das tarifas na capital paulista e mais 24 municípios da região metropolitana.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa de transmissão de energia para o ano de 2021 é de um acréscimo de cerca de 3,9% na conta dos brasileiros.
Este reajuste é uma forma de equilibrar as contas das concessionárias de fornecimento de energia.
Um dos fatores que justificam estes reajustes, é o nível baixo dos reservatórios de água e com isso as concessionárias são obrigadas a usar uma energia mais cara, que é a energia térmica que termina traduzindo no reajuste na conta de luz.
O Reajuste Energia Passa a Valer Quando?
O Reajuste de energia na cidade de São Paulo e as cidades da região metropolitana do Estado de São Paulo, passará a vigorar a partir do início de 2021. Em seguida, as cidades abrangidas por este aumento são:
- São Paulo
- Barueri
- Cajamar
- Carapicuíba
- Cotia
- Diadema
- Embu
- Embu-Guaçu
- Itapecerica da Serra
- Itapevi
- Jandira,Juquitiba
- Mauá
- Osasco
- Pirapora do Bom Jesus
- Ribeirão Pires
- Rio Grande da Serra
- Santana de Parnaíba
- Santo André
- São Bernardo
- São Caetano
- São Lourenço da Serra
- Taboão da Serra
- Vargem Grande Paulista
Todas as essas cidades terão um reajuste energia elétrica 2021.
O que Justifica o Reajuste de 7,03%?
Este Reajuste de energia de 7,03% representa um acréscimo nas contas de energia para o Estado de São e região metropolitana, que será explicado a seguir:
Imagine uma conta de luz no valor de R$100,00 (cem reais) e que será aplicado um reajuste de 7,03%; Então, o valor a ser acrescentado na conta será de R$7,03 mais bandeiras tarifarias e impostos e tributos. Portanto, é assim que calcula ultimo reajuste de energia elétrica.
Previsão de Reajuste para Outros Estados
A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, tem como regra uma revisão da tarifa a cada quatro anos para manter o equilíbrio financeiro e econômico da concessionaria.
Logo então, o resultado desta revisão nos anos seguintes é um Reajuste de energia. Portanto, este reajuste é anual e é diferente para cada estado.
A média do reajuste energia elétrica 2021 no Brasil, ficou em 3,9%. Segundo a ANEEL, não existe uma conexão entre o valor das tarifas com a inflação.
Sendo assim, o que gera o aumento da tarifa são os custos operacionais e investimentos de cada concessionária e distribuidora.
Exemplos de índice de reajuste de energia elétrica em alguns estados brasileiros:
- 11% em Campo Grande
- 10% em Cuiabá
- Quase 9% no Rio de Janeiro
- E maior do que 5% em Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Belo Horizonte
Entenda a Nova Tarifa da Conta de Luz
Entender o Reajuste de energia numa conta de luz é bastante simples. Portanto, basta você compreender como é composto o custo para você ter luz na sua residência, indústria ou comércio. Então sendo, são três fatores básicos, conforme a seguir:
- 53,5% da sua conta de energia é formado pela compra e transmissão da energia e encargos setoriais;
- 17,0% pela distribuição dessa energia para as residências, indústrias e comércios;
- 29,5% de tributos como PIS, COFINS e ICMS
Portanto, é por este motivo que existe uma variação no reajuste da tarifa de luz, pois cada concessionária tem seus custos diferentes e que varia de uma região para outra.
O Último Reajuste Antes de 2021 Foi de Quanto?
O Reajuste de energia em 2020 foi bastante alto, com cerca de 2 dígitos. No Brasil a média desse aumento foi de quase 27%. Assim sendo, três vezes mais que a média deste ano, que é de 5,2% comparado ao novo reajuste da luz do ano passado.
Por exemplo, no Estado do Rio de janeiro foi uma média de 10,36% nas tarifas da Light, Na Enel Rio, que fornece energia para a região de Niterói e outras 66 cidades fluminenses, o reajuste foi em torno de 21,04%. Entretanto, nos Estados de Minas, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, foi cerca de 20%
Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é fácil entender sua conta de energia quando ela é reajustada ou para reclamar seus direitos junto a sua concessionária. Então, não perca Tempo!
Aproveite e acesse nosso blog → Conta de Luz e veja outros artigos.
Assista o vídeo abaixo e aprimore o seu conhecimento!