Saiba como proceder para fazer uma reclamação conta de luz!
Imagine pagar uma conta e depois ter aquela sensação de que o valor foi abusivo! Já passou por algo parecido? Em momentos como este, é preciso manter a calma, refletir e tomar a decisão certa.
Uma delas é recorrer a quem pode lhe ajudar a solucionar o problema. Sobre cobrança de valores indevidos, abusivos, as distribuidoras de energia batem o Record em reclamação do valor da conta de luz.
Para deixar você bem inteirado sobre este assunto, elaboramos este post com dicas incríveis.
É só continuar a leitura e conferir:
Onde fazer reclamação na Conta de Luz?
Para discutir este assunto, o nosso Guia Prático é o Código de Defesa do Consumidor. É ele que defende os nossos direitos!
Na dúvida, é só consultá-lo, entendido? Por isso, vamos as regras do jogo! Fique atento aos prazos e a quem você deverá recorrer:
- Pagamento de conta de luz se configura em uma prestação de serviço. Logo, o prazo para reclamação é de apenas 30 dias;
- Não perca tempo! Percebeu que o valor é abusivo? Faça uma reclamação conta de luz junto a distribuidora de energia! Se ela não resolver, Procure o Procon em sua cidade!
- O que acontece após o prazo de 30 dias? Ora, você perde o seu direito, ou seja, a distribuidora de energia não será “obrigada” a resolver sua reivindicação. Por isso, falamos: Não perca tempo!
- Mas, e se o Procon não resolver o seu problema sobre reclamação da conta de luz, o que acontece? É só recorrer à Justiça! Lá, você deverá cobrar a devolução do valor que foi pago e, inclusive, perdas e danos morais.
Em resumo, precisa fazer reclamação da conta de luz? Existe 3 alternativas veja:
- Companhia de energia;
- O PROTESTE;
- Justiça.
Caro, mais a frente falaremos com mais detalhes sobre isto. Continue a leitura!
Qual meu direito na reclamação da Conta de Luz?
Você conhece a ANEEL? Já ouviu falar sobre ela? Não? É uma Agência Nacional cujo objetivo é produzir, fazer a transmissão e a comercialização de energia elétrica com base nas suas políticas e diretrizes.
De acordo com a resolução de Nº 414/2010, ela leva em consideração os direitos do consumidor. Que tal conhecermos! Vamos lá!
- A data de vencimento da conta de luz não atende a sua necessidade? Solicite alteração! Você tem o direito de ter 6 opções para escolher. Você sabia disso?
- A conta de luz chega sempre próximo da data de pagamento? Ligue! Reclame! A regra diz que a fatura deverá estar em seu endereço 5 dias antes do vencimento!
- A distribuidora de energia fará manutenção na rede? Ela precisa avisar com um prazo de, no mínimo, 72 horas!
- Na sua residência mora algum idoso que utiliza equipamentos que dependem da energia elétrica? Informe a distribuidora! Sempre que houver suspensão no fornecimento, você será comunicado!
- Pagou valores indevidos? Faça uma reclamação conta de luz. É seu direito ter a conta ressarcida com juros!
- Fez alguma reclamação conta de luz? Tem o protocolo? Dentro de 5 dias úteis, sua reivindicação deverá ser atendida!
- Houve “queda” de energia? Esta situação causou defeito nos seus aparelhos domésticos? Comunique, imediatamente, a distribuidora. Ela terá o prazo de 90 dias para lhe fazer o ressarcimento.
Faça uma releitura dos seus direitos e cobre-os ok?
Quais as Empresas com mais reclamações?
Fazendo uma pesquisa na internet, nos deparamos com as seguintes reivindicações, veja:
- Reclamação conta de luz ANEEL para solicitar uma fiscalização no seu fornecimento de energia!
- Reclamação conta de luz alta no mês de dezembro.
- Reclamação conta de luz alta Cemig. O que fazer?
- Reclamações conta de luz com valores absurdos!
- Reclamação sobre conta de luz abusiva!
- Reclamação do valor da conta de luz no Procon.
- Como fazer reclamação da conta de luz? Preciso resolver com urgência!
- Onde reclamar sobre conta de luz? Não sei o que fazer?
Analisando esses e outros questionamentos, você sabia que as Companhias de energia elétrica já lideram o ranking de reclamações no Procon e na justiça?! É bom ficar atento e cobrar seus direitos! Não deixe impune!
A Ouvidoria das Companhias Elétricas são ativas?
Qual o papel de uma Ouvidoria? Ela representa o elo entre o cliente e a empresa. Ela faz o processo de escuta, registra as reivindicações, denúncias, sugestões, bem como elogios. Precisou? É só fazer contato ok?
Você sabia?
Na sua cidade existe a Ouvidoria de sua companhia elétrica. Elas funcionam todos os dias úteis, das 8h às 18h. A Sua solicitação sobre reclamação da conta de luz e outros assuntos serão registradas e respondidas com sucesso!
Reclamação do valor da Conta de Luz
Você está com problema na conta de luz? A fatura está com cobrança em excesso? Não sabe o que fazer? Veja se a sua situação é uma dessas abaixo?
- Como reclamar conta de luz alta Cemig em excesso?
- Reclamação de conta de luz devido problema com medidor!
- Reclamação de conta de luz alta para resolver com a distribuidora de energia!
- Onde reclamar da conta de luz? Será apenas na distribuidora de energia?
- Reclamar do valor da conta de luz. Não esperava um valor tão absurdo!
- Como reclamar do valor da conta de luz? É preciso protocolo!
- Onde reclamar do valor da conta de luz? Quais as alternativas?
Se identificou com as perguntas acima? Vamos lembrar as 3 formas prática de resolver tudo isto:
- Fale com a fornecedora de energia através dos postos de atendimento ou por telefone. Peça para verificar o medidor;
- A fornecedora de energia não resolveu? Ela insiste que seu medidor não está com problema? Peça a troca do aparelho! Não foi feito? Procure o Serviço de Defesa do Consumidor da PROTESTE. https://www.proteste.org.br/defenda-seus-direitos
- Qual o contato do Serviço de Defesa do Consumidor da PROTESTE? É o (21) 3906-3900 (telefone fixo) e o 0800 201 3900 (celular).
- E se porventura a situação NÃO for resolvida? De repente, eles alegam não ter medidor para substituir! Existe outra saída? Sim! É só entrar com uma ação na justiça.
Faça valer os seus direitos! Recorra a quem pode solucionar o seu problema! E você, já fez alguma reclamação conta de luz? Obteve sucesso em sua reivindicação? Compartilhe conosco!
Veja o Vídeo: