Skip to content

3 Vantagens em ter um Medidor de Energia Elétrica em casa!





Alguns acessórios são obrigatórios para o manuseio da eletricidade, um deles é o medidor de energia elétrica. As companhias elétricas efetuam a distribuição para os consumidores, para medir a tensão e os gastos eles obrigam o uso do medidor de energia elétrica. Esse item é obrigatório para todas as instalações, sejam elas em casas, comércios ou indústrias.

Ele é usado para computar o consumo de cada consumidor, por meio de um mecanismo. Existem três formatos básicos de funcionamento desse item, o ciclômetro, analógico e o digital. O seu uso deve ser indicado por um profissional.

Ele é apenas uma parte da instalação elétrica, que ainda deve contar com caixas de saída, organização de fios e outros utensílios. O trabalho principal do medidor de energia elétrica é obter um determinado número e transformá-lo em kWH.




Entenda como funcionam os medidores de energia elétrica inteligentes:

Como funciona o relógio Medidor de Energia Elétrica?

medidores de energia elétrica
3 Vantagens em ter um Medidor de Energia Elétrica em casa!

Toda a energia elétrica que entra em uma instalação passa pelo medidor de energia elétrica, que calcula os gastos e a tensão levada até o local. Ele é o principal equipamento para que as companhias façam a cobrança da distribuição de eletricidade.

A função principal do relógio é efetuar a medição da energia, onde calcula em kWh. Existem 3 principais funcionamentos desse item, já que ele é fabricado em 2 modelos e cada um atua de uma forma distinta. Veja:

    • Eletromecânico – Ele é o pioneiro em medição de luz e funciona pela pulsão eletromagnética, esse princípio é gerado por um anel metálico rotativo. Esse metal leva a medição até o painel numerado, após girar os ponteiros. Apesar das modernidades, os profissionais ainda o consideram o mais eficiente para qualquer tipo de instalação elétrica;




  • Medidor eletrônico – Sua medição é criada digitalmente, assim como a maioria dos equipamentos modernos. Um pequeno componente, do aparelho medidor de energia elétrica, envia os dados diretamente para um sistema de controle, este é ministrado diretamente pelas concessionárias.

Quanto custa um Medidor de Energia Elétrica?

O medidor de energia elétrica é vendido em lojas especializadas e seu valor pode variar de acordo com a tecnologia de seu sistema. A escolha desse item deve ser aconselhada pela companhia elétrica ou por um profissional eletricista.




O modelo pode variar de acordo com a tensão, fases do local e também do esquema da fiação elétrica. Geralmente, a empresa de energia só faz um controle após a instalação do relógio, por isso, os eletricistas costumam ficar responsáveis por esse item.

Em uma busca rápida na internet são encontramos dezenas de exemplares, seus valores são acessíveis. Os custos para a compra estão entre R$ 90,00 e R$ 200,00 para o mais tecnológico e moderno medidor de energia elétrica bidirecional. Vale lembrar que todo medidor de energia elétrica INMETRO, deve portar o reconhecimento do órgão.

Quais os tipos de medidores?

O medidor de energia elétrica é fabricado em 3 modelos, cada um deles atuam com uma tecnologia distinta. A indicação do melhor exemplar deve ser feita por um profissional da área ou pela equipe da distribuidora de eletricidade. Veja como funcionam:



  • Digital – Ele é o mais moderno dos modelos. Sua leitura é automatizada e entregue diretamente para um sistema de controle. Além disso, o produto oferece um uso muito mais simplificado e seus números são de fácil leitura;
  • Ciclômetro – O ciclômetro é simples e barato, ele possui apenas um visor escurecido e apresenta os números na tela. Geralmente ele é escolhido por seu valor de compra, que fica abaixo dos demais itens do mesmo grupo;
  • Analógico – Esse modelo foi o primeiro a ser criado e ainda é o de maior preferência, já que é o favorito dos profissionais em eletricidade. Ele é controlado por magnetismo, possui um visual com diversos ponteiros e uma maior complexidade de leitura.

medidores de energia

Quais as vantagens de um Medidor de Energia Elétrica?

As vantagens do medidor de energia elétrica são inúmeras, mas a maioria delas são direcionadas para a companhia de distribuição de energia. Para os consumidores o seu uso é obrigatório, não existe a possibilidade de isentar a sua instalação.

Por isso, é importante escolher uma marca referenciada pela qualidade e um sistema de funcionamento eficiente, todos esses quesitos podem ser considerados por um eletricista. Outro ponto importante é o reconhecimento do INMETRO, que promove a segurança durante o uso do medidor de consumo de energia elétrica bifásico.

Normalmente, quem faz essa medição?

O medidor de energia elétrica fica instalado em todas as instalações e precisa de uma checagem mensal, para que seja efetua a cobrança da empresa distribuidora. Esse gerenciamento, é feito por técnico da corporação.

Esses, possuem um equipamento especial e, em muitos estados, geram a conta no ato. Assim, o cliente já recebe a sua fatura quando a medição é realizada. Cada local possui uma data para que esse processo seja feito, geralmente, ela vem impressa no boleto do mês anterior.

A averiguação periódica é comum e necessária, assim um controle é feito. Também ocorrem as visitas técnicas especiais, essas necessitam de um agendamento prévio quando um problema é encontrado.

Veja o vídeo: